quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Cordel - nossa literatura do dia-a-dia


A literatura de cordel é um tipo de poesia popular , oral que mais tarde foi impressa em folhetos rústicos pendurados para a venda em cordas ou cordéis. São escritos em formas de rimas e suas estrofes são formadas por seis, oito ou dez versos.
Seus autores conhecidos como repentista ou cordelistas que recitam seus versos de forma melodiosa acompanhado por uma viola.
Os temas da poesia de cordel são retirados do cotidiano , episódios históricos , lendas e temas religiosos . No Brasil, a literatura de cordel é produzida no nordeste, sobretudo nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraiba.Pelo fato de ser uma literatura distribuida nas ruas, feiras e botequins, pelo tipo de literatura a que se dedica , popular, pelo tipo de linguagem em que circula, simples, como o modo de falar do povo do sertão, a literatura de cordel foi durante muito tempo pouco apreciada.Todavia esse tipo de literatura apresenta vários aspectos importantes para a cultura brasuileira.
A literatura de cordel estimula o habito pela leitura e tem cárater educativo, pois seus textos trazem assuntos politicos e sociais. É um importante espólio do imaginário popular, mantendo assim as identidades locais e as tradições literárias regionais.Cordel é a poesia do popvo, do sertanejo., do pau -de -arara, do pequeno agricultor, dos sem-terras e sem-tetos. È um tipo de poesia universal que enriquece a pluralidade cultural do nosso país.

Um comentário:

Rose & Norma disse...

Meninas gostamos muito de trabalhar com cordel se tiver alguma sugestao nos envie,ok.